Pernambucanas fecha mais uma loja física e a culpa é de quem?

As causas são essas: estratégia de desempenho, concorrência online e política econômica.

Cláudio Toldo

Caríssimo e baratíssimo, você deve ter lido ou ouvido ou assistido em algum lugar que a Pernambucanas, gigante do varejo, fechou sua loja no Centro da cidade de Criciúma. Na manhã do dia 16 de maio, a unidade não abriu, e com letreiros removidos e um comunicado na fachada confirmava o encerramento das atividades.

A decisão surpreendeu consumidores e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local. A empresa explicou que o fechamento faz parte de uma estratégia de avaliação de desempenho e que o relacionamento com a marca pode continuar através dos canais digitais.

Me admira estas pessoas terem “surpresa” com o fechamento. Fiquei surpreso dela ter resistido tanto. E as razões são estas:

1) As políticas deletérias deste governo Lula, que são uma bomba para a economia em geral. Faz o L, Srs. ingênuos da CDL e da Associação Empresarial que apoiam ESG e ODS! Vocês estão cavando a cova de seus associados ao apoiar estas agendas, e, ainda por cima, causando preços mais altos para a população em tudo que vendem ou produzem!

2) A concorrência online (que cresce a cada dia), ainda mais que a própria Pernambucanas, como gigante do varejo, tenha estatísticas para fazer a melhor avaliação sobre isso.

3) Aluguel caro demais no Centro para aquilo que rende de vendas. Mesmo que precisem de galpões enormes para viabilizar a logística de vendas online, um imóvel no Centro, com o custo altíssimo, não é ser esperto, né! E ainda por cima, por ser Centro…

4) Falta segurança e estacionamento grátis para clientes. O empresário comerciante não vê vantagem em ajudar o cliente a chegar em sua loja, então toma prejuízo, porque o consumidor não vai sair de casa sabendo que vai pagar, além da gasolina cara, um estacionamento caro, e vai ter que andar mais um monte pra chegar na loja, e vai pagar ainda um ágio danado por comprar aqui o que sai quase metade do preço na compra online que chega em sua casa.

5) E, por fim, a incompetência administrativa das novas gerações. Como as universidades acabaram com o bom ensino de tudo, estas gerações formadas de 2000 para cá estão cada vez mais se enrolando em financismo e Refis do Estado; endividam-se além da conta do suportável.

6) Já viram a quantidade de imóveis comerciais fechados por aí? Já tá igual ao governo Dilma 2… e vai piorar. Faz o L!!!


Descubra mais sobre Incomunicado

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Incomunicado

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo