Trópico de Câncer

Banido e objeto de julgamentos de obscenidade, o primeiro romance de Henry Miller, Trópico de Câncer, é um dos livros mais escandalosos e influentes do século XX.

“Finalmente um livro não imprimível, adequado para ler”.

Ezra Pound

Trópico de Câncer redefiniu o romance. Situado em Paris, na década de 1930, apresenta um escritor americano faminto que vive uma vida boêmia entre prostitutas, cafetões e artistas. Proibido nos EUA e no Reino Unido por mais de 30 anos por ser considerado pornográfico, o livro continuou a ser distribuído na França e contrabandeado para outros países.

“Um evento importante na história da escrita moderna”.

Samuel Beckett

Quando foi publicado nos EUA em 1961, recebeu mais de 60 julgamentos de obscenidade até que uma decisão histórica da Suprema Corte a definisse como uma obra de literatura.

“O livro que mudou para sempre a maneira como a literatura americana seria escrita”.

Erica Jong

Há muito aclamado como um livro verdadeiramente libertador, ousado e intransigente, Trópico de Câncer é uma pedra angular da literatura moderna que nos pede para reconsiderar tudo o que sabemos sobre arte, liberdade e moralidade.

Henry Miller (1891-1980) é um dos escritores americanos mais importantes do século XX. Seus romances mais conhecidos incluem Trópico de Câncer (1934), Trópico de Capricórnio (1939) e a trilogia Rosy Crucifixion (Sexus, 1949, Plexus, 1953 e Nexus, 1959), todos publicados na França e proibidos nos EUA e o Reino Unido até 1964.

Ele é amplamente reconhecido como um escritor irreverente e ousado, que redefiniu o romance e estabeleceu o elo entre a vanguarda européia e a geração American Beat.

Resenha da editora

Deixe um comentário abaixo.

Descubra mais sobre Claudio Toldo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo