Não dê soberba e poder a políticos

Circula pelo WhatsApp, pelo menos eu vi só hoje, um banner sugerindo que nas próximas eleições troquemos todos os políticos atualmente em cargos eletivos.

Concordo em número, gênero e grau e já devo ter feito tal sugestão em outros anos eleitorais. Vou tentar fazer você refletir sobre o assunto.

Sto Tomás de Aquino dizia que “a soberba é a mãe de todos os pecados”. Pode-se trocar pecados (já que nem todos são religiosos) por vícios ou más condutas. Pra quem não sabe o que é soberba, digo: é achar-se melhor que os outros.

Pois veja se não é justamente o mal dos políticos! Soberba, caros eleitores. Nós damos a eles um mandato e eles já saem decidindo e mandando, todos assoberbados. A partir do fato que tenham mandatos, se vêem com PODER.

Daí surge a segunda palavrinha mágica para os políticos. Eles se acham com poder. De fato o têm porque nós, os eleitores gados, damos isto a eles.

Qual a solução para evitar então a soberba e o poder? Recolocando-os de volta ao limbo dos humanos normais, ou seja, não reelegendo ninguém.

Por fim, vou citar dois economistas americanos ainda vivos. Thomas Sowell já avisou: “Como alguém pode ler história e ainda confiar nos políticos?” e o segundo é Lew Rockwell, que quase ninguém ouviu falar, mas escreveu Speaking of Liberty. Ele expõe a crença do cidadão de que a resposta para os problemas da vida se dá pela organização política e não percebe que a classe política não costuma se importar senão com interesses próprios e de seus aliados. O cidadão é um mero meio, já que o político depende de votos para se manter no poder.

Moral da história: O fundamental, meus caros, é mudar a mentalidade dos eleitores e os políticos terão que seguir esta mudança. Segundo Rockwell, achar que as mudanças começam pela política, em vez de terminarem nela, é inverter a ordem das coisas.

Ps.: Mas e os bons políticos? R: Bons políticos (todos somos seres políticos) são os que NÃO se candidatam e NÃO querem mandar na vida dos outros.

Deixe um comentário abaixo.

Descubra mais sobre Claudio Toldo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo