Ordem e História

Eric Voegelin, nascido em Colônia, em 3 de janeiro de 1901, foi um filósofo, historiador e cientista político alemão que se radicou nos Estados Unidos para fugir do nazismo. Em sua vida madura, Voegelin trabalhou para explicar a violência política endêmica do século XX, em uma abordagem peculiar da filosofia política, da história ou da consciência. Ele “culpou uma falsa interpretação utópica do cristianismo para gerar movimentos totalitários como o nazismo e o comunismo”.

Na coleção Ordem e História, dividida em cinco volumes, lançados em 2009 no Brasil pela Edições Loyola, Voegelin descortina a busca do homem pela ordem e construção da história em Israel e a Revelação (vol. I), segue pelo Mundo da Pólis (vol. II), por Platão e Aristóteles (vol. III), pela Era Ecumênica (vol. IV) e pela Busca da Ordem (vol. V).

Em Israel e a Revelação (vol. I), Voegelin traça a história da ordem na sociedade humana e examina as civilizações do antigo oriente próximo como pano de fundo para a discussão do lugar histórico da ordem em Israel. Ele coloca o leitor em sintonia com todos os parceiros na comunidade do ser: Deus, homens, mundo e sociedade.

No volume II, Voegelin explora a antiga simbolização grega da realidade humana, conduzindo desde as origens da cultura grega nas civilizações da Creta pré-homérica. A obra traça a emergência das formas da cidade-estado e da filosofia a partir do simbolismo do mito. O autor mostra como o sentido da existência se expressou concretamente nas instituições políticas, sociais e religiosas na Grécia.

Ordem e História III completa o estudo de Eric Voegelin sobre a cultura grega desde suas remotas origens pré-helênicas até sua plena maturidade com o império de Atenas e com os pensadores que representam o ponto mais elevado da investigação filosófica entre os gregos.

Neste quarto volume, o autor trata da história não como uma sucessão dos seres humanos e suas ações no tempo, mas como o processo da participação humana no fluxo da presença divina, cuja direção é escatológica. Neste volume, Voegelin aplica sua concepção revista da análise histórica à era ecumênica.

Em Busca da Ordem, o volume V, Voegelin chega à conclusão de Ordem e História, concebida pelo autor como uma investigação filosófica sobre os principais tipos de ordem da existência humana em sociedade e na história e suas correspondentes formas simbólicas. Este volume é dedicado à elucidação da experiência da transcendência discutida nos volumes anteriores.

Resenha da editora

Deixe um comentário abaixo.

Descubra mais sobre Claudio Toldo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo